Perguntas & Respostas

Como participar no Portugal à Prova

Seguir as orientações e as notas de prova de um crítico num ecrã, podendo experimentar os mesmos vinhos no conforto da sua casa, pode parecer um desafio muito complexo. Não é. Pelo contrário. Saiba como funciona este evento original e o que tem de fazer para dele usufruir.

 

O que é o Portugal à Prova?

O Portugal à Prova é um festival de vinhos organizado pelo PÚBLICO e pela revista Grandes Escolhas que tem como objectivo revelar e experimentar dezenas de vinhos de todas as regiões do país. Decorrerá nos dias 23, 24 e 25 de Abril, sempre depois das 17h00.

 

Que vinhos e que provas fazem parte do programa?

No cartaz do festival estarão 19 provas orientadas e duas conversas. Ao todo, serão mais de 60 referências em prova, abrangendo todas as regiões do país e incluindo Moscatel de Setúbal e vinho do Porto. As provas estão organizadas em duas categorias: as provas exclusivas, para as quais é necessário registo e inscrição, e as provas especiais. As primeiras são pagas e as segundas gratuitas. As conversas serão igualmente abertas a todos, sem qualquer custo.

 

O que são provas exclusivas?

São provas que se destinam a apreciadores de vinhos que já têm um conhecimento genérico da diversidade dos vinhos de Portugal, mas que pretendem aprofundar as suas experiências e os seus saberes. Cada uma destas oito provas tem, por isso, um foco particular: dedicam-se, por exemplo, aos vinhos de talha, à casta Touriga Nacional de norte a sul, à Alicante Bouschet ou à arte do blend. Haverá também uma prova dedicada às diferentes categorias de vinho do Porto.

 

O que tenho de fazer para participar nessas provas exclusivas?

Como são de acesso reservado (exclusivo), precisa de se inscrever na prova (ou nas provas) que mais lhe suscitar curiosidade e interesse. Ao inscrever-se, fica intitulado a receber um código que lhe permitirá “entrar” na prova orientada por um crítico, transmitida através da plataforma Zoom. Receberá também em sua casa os quatro vinhos que fazem parte do programa de cada uma das provas exclusivas – os mesmos vinhos que serão analisados e descritos pelo crítico que vai orientar essa prova. Além de seguir em directo as provas, pode também colocar as suas notas de prova ou perguntas sobre os vinhos a todos os participantes através do chat da plataforma Zoom.

 

Qual é o preço das provas exclusivas?

Varia de prova para prova. A composição do preço de cada uma depende do custo unitário de cada uma das garrafas. O que precisa de saber é que o preço do pack de quatro garrafas que vai receber, que inclui os custos de transporte até sua casa, é significativamente inferior ao valor que pagaria pelas quatro garrafas no mercado. Estando em causa uma acção que visa promover os vinhos de Portugal junto dos consumidores, a organização conseguiu descontos importantes junto das empresas. Se for assinante do PÚBLICO ou da Grandes Escolhas, tem ainda um desconto sobre o valor de cada pack.

 

E o que são as provas especiais?

São provas que têm como principal vocação divulgar vinhos de algumas regiões do país ou de empresas de referência no sector. Poderá, assim, conhecer melhor os vinhos de Lisboa ou do Dão ou de empresas como Quinta do Gradil, Sogrape ou Tapada do Chaves. A selecção dos

vinhos que entram nestas provas é capaz de suscitar tanto o interesse de consumidores que estão a dar os seus primeiros passos no conhecimento do vinho de Portugal, como dos que já têm experiências de prova mais aprofundadas.

 

O que devo fazer para participar nessas provas especiais?

Tem duas opções: a primeira, que recomendamos, é inscrever-se de modo a poder receber em sua casa o pack de três garrafas que fazem parte do programa de cada prova – nota importante, nas provas especiais serão analisados três vinhos e nas exclusivas quatro. Como acontece com as provas exclusivas, os preços disponibilizados aos leitores do PÚBLICO e da Grandes Escolhas terão um desconto significativo face ao preço de venda ao público recomendado. Mas tem outra opção: procurar os vinhos que integram o programa da prova numa garrafeira ou no supermercado. Depois, a mecânica é a mesma das provas exclusivas: no dia e hora marcados, assista à prova e confronte as sensações que cada vinho lhe provoca com as que os críticos lhe sugerem. Verá que é uma experiência divertida.

 

Qual é o preço das provas especiais?

O acesso às provas é gratuito. No caso de querer receber os vinhos em sua casa, trataremos de lhe os enviar com os devidos descontos promocionais acrescidos dos custos de transporte.

 

Posso inscrever-me em mais do que uma prova?

Sim, pode. Pode inclusive combinar provas exclusivas e provas especiais. No caso das exclusivas, uma nota importante: deverá guardar os códigos de acesso à plataforma Zoom, que lhe permitirão seguir em directo a prova.

 

Quem são os críticos que vão orientar as provas e as conversas?

São, no geral, nomes conhecidos dos enófilos portugueses. Edgardo Pacheco, Pedro Garcias e Manuel Carvalho, do PÚBLICO; Luís Lopes, João Paulo Martins e Nuno Oliveira Garcia da Grandes Escolhas.

 

COMPRE AQUI

Clique aqui para ver todas as provas