Bairrada

Bairrada

Bairrada: 130 anos de espumante

Prova por Pedro Soares (Presidente, CVR Bairrada)

A Bairrada é das regiões portuguesas mais versáteis, com três grandes pontos fortes: os vinhos brancos, os tintos e os espumantes. Estende-se por uma área de 6 mil hectares de vinha, com solos muito diversificados, desde os terrenos arenosos até aos argilo-calcários. Os brancos beneficiam da influência atlântica para uma grande consistência e frescura. Os tintos tornaram-se famosos pela sua excelente evolução em cave, sobretudo quando elaborados a partir da tradicional casta Baga. Mas são os espumantes que, para muitos apreciadores, caracterizam a produção vinícola da região. Na base desse reconhecimento está uma enraizada cultura de espumante na Bairrada, uma cultura que remonta ao final do século XIX.

Foi em 1890, faz 130 anos, que teve início a produção de espumante em Portugal, na Escola Prática de Viticultura e Pomologia da Bairrada, sob a direcção de José Tavares da Silva. Três anos depois criava-se a primeira empresa de espumantes e, nos anos 1920 nasciam as caves mais emblemáticas. O resto é história, uma história de sucesso que teve outro marco importante em 1990 (há 30 anos, portanto), com a certificação dos espumantes sob a denominação de origem Bairrada.

O terroir da Bairrada é propício à elaboração de espumantes de qualidade superior, seja através das variedades brancas (Maria Gomes, Bical, Arinto e Chardonnay, sobretudo), seja de tintas, ali avultando a utilização da clássica Baga vinificada em branco, um conceito que agrega cada vez mais produtores e que deu origem a uma designação e certificação específica: o Baga-Bairrada.

– Primavera Baga-Bairrada Espumante Extra-Bruto branco 2017
Região: Bairrada
Produtor: Caves Primavera
Castas: Baga
Álcool: 12,5%

– Marquês de Marialva Baga-Bairrada Espumante Bruto branco 2017
Região: Bairrada
Produtor: Adega Cooperativa de Cantanhede
Castas: Baga
Álcool: 12,5%

– Montanha Real Espumante Grande Reserva Bruto branco 2015
Região: Bairrada
Produtor: Caves da Montanha
Castas: Chardonnay, Arinto, Baga
Álcool: 12,5%

Clique aqui para ver todas as provas