Anfitriões

MANUEL CARVALHO


Manuel Carvalho (56 anos, nascido em Alijó) foi professor do ensino básico durante dois anos e integrou a primeira redacção do PÚBLICO, em 1989. A sua formação académica inclui um bacharelato na Escola Normal e mais tarde na Faculdade de Direito e na Faculdade de História da Universidade do Porto, onde se licenciou. Na secção de Economia do PÚBLICO desenvolveu grande parte do seu trabalho, com vários prémios conquistados. Em 2015, venceu o Prémio Gazeta de Imprensa, com uma série de reportagens sobre a I Guerra Mundial em Moçambique. Em parceria com David Lopes Ramos, lançou o suplemento Fugas. Entre 2000 e 2013 foi subdirector e director-adjunto do jornal. É director do PÚBLICO desde Julho de 2018. Uma das suas grandes paixões? O Douro e a memória do vinho do Porto.

LUÍS LOPES


Luís Ramos Lopes é jornalista de vinhos desde 1989, fundador e director da revista mensal Grandes Escolhas, desde Maio de 2017. Entre 1989 e 2017 dirigiu a Revista de Vinhos (gastronomia e vinhos), da qual foi fundador. Formador e comunicador, orienta eventos, para profissionais e consumidores, de divulgação mundial de vinhos portugueses, na Europa, África, Ásia e América do Sul. É jurado em diversos concursos internacionais, ocupa o cargo de director técnico do concurso Wines of Portugal Challenge, e prova e classifica anualmente mais de seis mil vinhos. É licenciado em Ciências da Comunicação pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade de Lisboa.

EDGARDO PACHECO


Edgardo Pacheco é açoriano e escreve sobre alimentação há quase 20 anos. Estudou Comunicação Social (“quatro anos desperdiçados”, de acordo com o próprio), a que se seguiram pós-graduações em assuntos que não batem uns com os outros. Escreve sobre vinhos, mas dá-lhe tanto prazer compreender uma fermentação maloláctica como fazer provas cegas de tomate, de queijo, de mel, de anchovas ou de batatas do Barroso (“as melhores da nação”). É um bocadinho obcecado com o azeite porque não entende como é que um povo que gosta tanto de comer ainda é capaz de consumir azeites “que cheiram a tulha”. Passa os dias à conversa com pescadores e biólogos por causa do projeto Todo o Peixe é Nobre, do PÚBLICO. Para reduzir a ignorância – a sua e a de quem se interessar por peixe.

JOÃO PAULO MARTINS


De professor de História e de guitarra clássica a jornalista especializado em vinhos, o salto de João Paulo Martins demorou uma década a maturar. Hoje, é um dos nomes com maior reconhecimento a nível nacional e internacional nesta área. Começou há cerca de 30 anos como colaborador no semanário O Jornal, passou por diversas publicações antes de se fixar como redactor na revista Grandes Escolhas e colunista no semanário Expresso. Após a publicação, há mais de duas décadas, do guia Vinhos de Portugal, continua a lançar diversos livros sobre vinhos. É jurado do Concurso Mundial de Bruxelas (Bélgica), sendo convidado para eventos em Londres (Inglaterra), África do Sul, Brasil, Espanha ou Chile. Gosta de aliar a História e a música ao que escreve e faz da culinária o seu hobby particular.

PEDRO GARCIAS


Pedro Garcias nasceu há 56 anos na vila de Alijó (distrito de Vila Real) e é produtor de vinhos na região do Douro. Colaborador do PÚBLICO desde a fundação do jornal, foi editor do suplemento Fugas durante cinco anos, sem nunca abandonar uma das suas grandes paixões: escrever crónicas e críticas sobre vinhos. A outra é, naturalmente, a produção e o aprimoramento das castas que cultiva nas terras altas durienses. Licenciado em Ensino Básico pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, foi também neste estabelecimento de ensino superior que tirou a pós-graduação em Cultura Portuguesa, juntando ainda um curso concluído na Porto Business School sobre Negócio de Vinhos.

NUNO OLIVEIRA GARCIA


Nuno Oliveira Garcia apresenta-se como “especialista em vinhos portugueses” e “do mundo” (África do Sul, Chile, Argentina, Espanha, Itália…), pelo que versatilidade é um atributo que gosta de alimentar. Licenciado em Direito e com mestrado na vertente jurídico-económica na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, foi docente na Escola de Turismo de Portalegre, nas duas primeiras edições do curso Escanções/Sommeliers, no módulo Vinhos do Mundo. Formador em múltiplos eventos, no âmbito de provas de vinhos do Douro, Bairrada, Vinhos Verdes e Alentejo, entre muitos outros. Faz este mês quatro anos que assumiu o papel de formador, redactor e crítico de vinhos na revista Grandes Escolhas.

Clique aqui para ver todas as provas